O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, participou do Centro Oeste Export, nesta quinta-feira (16/5), em Goiânia, GO. Na ocasião foi um dos debatedores de um dos painéis do evento: Perspectivas de uma nova realidade tributária nacional para o setor de logística, portos e agroindústria.
O fórum regional Centro-Oeste Export 2024 ocorre nos dias 16 e 17 de maio, em Goiânia, uma região de grande referência agropecuária, reunindo 3 dos 7 estados com maior valor bruto de produção do Brasil. O centro-oeste detém aproximadamente 70% da produção de soja e milho em todo o Brasil, mas carece especialmente de armazéns para estocar essas commodities e de ferrovias.
Pesquisa divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e realizada pela Esalq Log (USP) aponta que a armazenagem nas propriedades no Brasil representa hoje 15% do total produzido. Em termos comparativos, esse índice é de 56% nos Estados Unidos, uma outra potência agrícola mundial.
A melhor distribuição da matriz de transportes do Centro-Oeste é outro fator imprescindível para melhorar a competitividade do Brasil no mercado internacional.