O primeiro dia de atividades técnicas do VII Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias- ENAPORT, em Brasília, foi aberto com a apresentação sobre: Atuação estratégica do setor empresarial portuário – expectativas e desafios, apresentado por Frederico Bussinger e moderado por Sérgio Aquino. O encontro foi pautado em como as entidades podem interagir no sistema e no posicionamento em relação a corte.
Os debates ficaram por conta do Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, do Diretor Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa e do Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (ABRATEC), Caio Morel.
Os painéis seguintes foram:
2º painel: Operação portuária – Desafios e integração entre terminais arrendados, terminais autorizados e cais público. Apresentado por Joel Contente e moderado por Randal Couceiro, a discussão central girou em torno das particularidades de cada porto e dos desafios em comum enfrentados por eles.
O 3º painel – Legislação do trabalho portuário e sua gestão – Problemas e propostas – foi apresentado por Sérgio Aquino e moderado por Leonardo Ribeiro. E o 4º painel – Treinamentos no setor portuário – Desafios e propostas – , apresentando por Sérgio Aquino e moderado por Mário Meira, e trouxe para debate a importância e a necessidade de treinamentos para os profissionais do segmento.
Ao final, as atividades foram encerradas pela leitura da carta do ENAPORT 2022.