Iniciada a segunda edição do mestrado em gestão portuária pela Fundação Valenciaport

MInfra, FENOP e diversas entidades portuárias apoiam o evento

A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) foi a primeira entidade a falar abertura da 2ª edição Master en Logística y Gestión Portuária (Fundação Valenciaport/ Universidad Politécnica de Valência), um curso avançado de treinamento portuário em parceria com o Ministério da Infraestrutura. Além do Minfra, diversas entidades do setor portuário brasileiro apoiam o treinamento e participam.

Nessa sexta-feira (23/10) foi feito o primeiro ato de início do Master, com um evento virtual, onde participaram as diversas entidades portuárias brasileiras, entre elas a FENOP, ABEPH, ABTP, ABTRA, ATP, entre outras.

O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, parabenizou a iniciativa e reforçou a atenção especial que a FENOP dá ao treinamento e capacitação dentro do setor portuário. “Acreditamos nessa capacitação de forma ampla, desde os trabalhadores que estão no cais até a alta gestão dos portos e estruturas do setor portuário. Não é possível desenvolver a logística no país e dar competitividade sem capacitação adequada, sem qualificação e evolução em todas as funções, em todas as áreas de atuação”, afirmou.
A FENOP considera essas parcerias, envolvendo a Fundação Valenciaport e o MInfra um grande avanço, que permite uma sinergia, uma troca entre as culturas, que podem ser transmitidas e assimiladas.

O Secretário Nacional dos Portos, Diogo Piloni, também participou do evento e parabenizou a iniciativa. Disse que a participação massiva das autoridades portuárias e associações na busca por esse programa é uma demonstração clara da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação e que há uma expectativa excelente após a finalização do curso.
O diretor geral do Porto de Valencia, Frascesc Sanchez, agradeceu as instituições e associações do setor portuário participantes e salientou que isso é um exemplo de boas práticas e como se aborda as questões importantes do setor portuário no Brasil. “O setor público está a serviço de todas as instituições e empresas privadas e todos têm ganhos nesse processo”. Ele disse que essa segunda edição é um grande desafio por causa da pandemia, mas que o êxito será alcançado.

Assessoria da Imprensa da FENOP