FENOP apoia curso gratuito para caminhoneiros autônomos sobre direção econômica e gestão de custos, promovido pelo Porto de Suape

Serão ofertadas 400 vagas EAD para o curso de direção econômica e gestão de custos no transporte de cargas. As inscrições já começaram. CNTA e Fenop apoiam a iniciativa

Os caminhoneiros autônomos de Pernambuco já podem se inscrever, gratuitamente, no programa de capacitação sobre Direção Econômica e Gestão de Custos no Transporte de Cargas oferecido pelo Porto de Suape. O presidente Leonardo Cerquinho assinou, neste mês, convênio com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) para a realização do curso à distância com a disponibilização de 400 vagas e investimento de R$73 mil. O material didático ficará disponível na plataforma online da Fabet para os selecionados a partir do dia 25 de janeiro. O programa tem apoio da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).

O programa visa aperfeiçoar o transporte autônomo de cargas, oportunizando ao caminhoneiro, que é um pequeno empresário do setor de transporte, o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais para conduzir o veículo de forma segura e econômica. O curso é dividido em dois módulos, com carga horária total de 24 horas/aula, sendo 20h de teorias e 4h de práticas. O primeiro é o de Segurança Veicular e Gestão de Custos, no qual os motoristas vão aprender sobre a sustentabilidade financeira do pequeno negócio.

No segundo módulo, que aborda prática em vídeo aulas, serão aplicados conceitos sobre direção segura econômica e tecnologias embarcadas. O conteúdo contempla vídeos teóricos e práticos, além de fórum de discussão e dúvidas entre alunos e professores especialistas. As aulas podem ser assistidas a qualquer momento. Ao final do curso, será realizada uma avaliação e emitido certificado digital para os participantes com 70% de aproveitamento.

“Queremos dar suporte e ajudar no desenvolvimento do negócio dos pequenos empreendedores do transporte de cargas. São profissionais de extrema importância para a economia, não só de Pernambuco, mas de todo país. Eles têm papel fundamental na movimentação de cargas e, consequentemente, nos resultados obtidos pelo Porto de Suape”, afirma Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

Segundo a CNTA, o Brasil possui cerca de 800 mil caminhoneiros autônomos, sendo uma categoria que tem importante participação no PIB nacional, já que 60% de todas as cargas transportadas no país utilizam o modal rodoviário. “O aprimoramento profissional do caminhoneiro autônomo tem sido uma demanda fundamental para tornar a categoria competitiva no mercado atual. Como entidade representativa, acreditamos que iniciativas como essa, beneficiam a cadeia de transporte como um todo. Um caminhoneiro preparado reflete em um processo logístico de qualidade”, destaca o presidente da CNTA, Diumar Bueno.

“Esse treinamento apoiado pelo Porto de Suape é umas das mais importantes inciativas para dar a oportunidade do desenvolvimento técnico e comportamental ao caminhoneiro autônomo e prepará-lo para os desafios frente ao mercado de transporte. Administrar o caminhão como uma empresa, conduzir com segurança e economia, entender das tecnologias embarcadas, aplicando-as corretamente e encantar o cliente atendido são premissas para o sucesso do negócio. A Fabet se sente honrada em atender esse público que tem uma importância notória no desenvolvimento do Brasil, a partir da atividade do transporte”, afirma Salete Marisa Argenton, gerente da Fabet.

“A capacitação é fundamental para todos os envolvidos direta ou indiretamente com as operações portuárias. Por isso, a Fenop está trabalhando pelo Sistema S Portuário e também apoiando as iniciativas para capacitações dos profissionais que atuam nas atividades correlatas. Parabéns ao Porto de Suape e à CNTA”, comenta Sérgio Aquino, presidente da Fenop.

SERVIÇO:

CURSO EAD – DIREÇÃO ECONÔMICA E GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE DE CARGAS PARA AUTÔNOMOS

INSCRIÇÃO: A partir de 17/12/2020

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

INÍCIO DO CURSO: 25/01/2021

CARGA HORÁRIA: 24 horas/aula