Régis Prunzel, é nomeado Conselheiro Nacional do Brasil Export

O segundo dia do Fórum Brasil Export nesta sexta-feira (20/10) foi marcado por debates na área de sustentabilidade econômica e com a nomeação do Conselheiro da FENOP, Régis Prunzel, a novo Conselheiro Nacional do Brasil Export.

Além disso, teve o ex-ministro e candidato à vice-presidência, General Braga Netto, em um painel de abertura. Na sequência, o painel “Liberdade Econômica e livre iniciativa”, que teve como palestrante o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues, trouxe ao evento o debate das legislações que moldam as relações de trabalho.

Participante do painel, o presidente da FENOP, Sérgio Aquino, trouxe à mesa o debate sobre os marcos legais e legislações que moldam as relações de trabalho e segurança do trabalhador. Sobre o tema, o ministro destacou que, mesmo comparado a acordos internacionais, a legislação brasileira tem evoluído de forma significativa em quesitos de proteção ao trabalhador.

A palestra “O futuro do setor de energia e recursos mineiras no Brasil”, apresentada pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, deu ênfase ao plano de desenvolvimento sustentável, que vem sendo implementado em sua gestão. “Eu quero energia limpa, segura e barata. Quero mineração ambientalmente e socialmente sustentável”, citou o ministro.

Em seguida, o painel “Ações voltadas para sustentabilidade e mudança da matriz energética no setor de infraestrutura”. O diálogo se desenvolveu ao redor das principais pautas observadas hoje que se relaciona com o desenvolvimento econômico: o Meio Ambiente e o impacto social.

À tarde, Edeon Vaz Ferreira, Presidente do Centro-Oeste Export e Diretor do Movimento Pró-Logística do Mato Grosso, apresentou o painel “Corredores logísticos multimodais”. O diálogo apresentou dificuldades e soluções para a distribuição de cargas pelo interior do país, fora das zonas portuárias de recebimento: Integração e melhora das rodovias que abastecem o Centro-Oeste.

Em seguida, na palestra “Acessos ferroviários aos portos: uma demanda crescente” foi debatida a dificuldade em integrar ferrovias aos portos. Assim, reforçando a importância do trabalho conjunto e multimodal de abastecimento.

O presidente do SEBRAE, Carlos Melles, durante o painel “Participação brasileira no comércio internacional” reforçou a força do Microempreendedor Individual brasileiro no mercado internacional. Melles afirmou que o objetivo da instituição é fazer com que “todo MEI possa exportar”.  Segundo dados do SEBRAE, o país hoje possui 7,5 milhões de MEIs.

Finalizando o ciclo de palestras e painéis, Marcelo Sampaio, ministro de Infraestrutura, destacou as obras entregues sob sua gestão. O ministro afirmou que a evolução e os bons números de entrega do governo se dão, também, pela desestatização de portos e investimentos na malha viária: “65% da nossa carga hoje é transportada pela malha viária”. E complementa com o planejamento de realizar mais “13 arrendamentos portuários até o fim do ano”.