FENOP 30 anos: trabalho e inovação

Há 30 anos a Federação Nacional das Operações Portuárias, FENOP, representa o interesse de todas as empresas privadas que atuam nas operações portuárias. Sempre integrando os setores privado e público para que, cada vez mais sejam realizados negócios, gerando emprego e renda e ajudando no crescimento da economia brasileira.

Na noite de terça-feira, 2 de julho, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, foi realizada a cerimônia de comemoração dos 30 anos da FENOP, em paralelo com a abertura do IX Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias, IX ENAPORT, do XII Congresso Nacional dos OGMOS, XII CONOGMO e do II Congresso Nacional Permanente FENOP de Direito Portuário 2024.

Com a presença de diversas autoridades relevantes do setor portuário, dentre elas o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, TST, Breno Medeiros, o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa, a Secretária Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori e representantes da Marinha do Brasil, a FENOP foi prestigiada pela presença das instituições públicas e privadas do setor.

Durante a fala do presidente da FENOP, Sérgio Aquino, foi destacada a necessidade de uma equipe coesa, com focos definidos, para se chegar aos 30 anos da instituição com maturidade e atendendo às suas missões. Aquino afirmou que “as comemorações são de todos os que fizeram e fazem a FENOP como entidade que efetivamente representa todas as formas de atividade econômica de operações portuárias em todos os temas que lhe são estratégicos. A FENOP sabe exatamente qual a sua missão, mantendo sua visão de valores, e tem se mantido compromissada com os seus representados, sempre na busca do aperfeiçoamento portuário para a competitividade do Brasil em sua logística e comércio exterior”.

Aquino ainda reforçou que 30 anos não é idade de juventude, é idade de maturidade. E, com esta consciência, a FENOP tem se esforçado para atender as demandas de todos os seus representados, inclusive honrando todos os profissionais que se esforçaram para a criação e avanços dessa fundamental federação empresarial nacional. “Temos muito a comemorar com os resultados daqueles desbravadores de 1994 alcançados até essa data. Viva a FENOP!”, celebrou Sérgio Aquino.

Negociação Coletiva do Trabalho Portuário Avulso

O ponto alto da noite foi o momento histórico com a formalização da assinatura do entendimento entre as três federações de trabalhadores portuários e a FENOP, com a anuência do Ministério de Portos e Aeroportos, sobre as Premissas Orientativas para Negociação Coletiva do Trabalho Portuário Avulso. Em 31 anos da lei 12.815/2013 este é o primeiro documento firmado de entendimento entre o setor laboral e setor empresarial. O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, salientou que “não concordamos com tudo, mas no que concordamos, estamos investindo na relação de capital e trabalho”.

Outra ocasião célebre na comemoração dos 30 anos da FENOP foram as homenagens entregues aos ex-presidentes da FENOP, Carlos Roberto Frísoli e Mauro Salgado, ambos aplaudidos pelos presentes. A entidade exaltou os serviços prestados pelos ilustres colegas que tanto colaboraram para o fortalecimento e crescimento da FENOP. Sem esquecer a criação do Título “Portuário Padrão FENOP” que foi entregue ao vice-presidente da FENOP e trabalhador da causa, Manoel Ferreira, pela sua ética e dedicação ao setor portuário, servindo de exemplo de inspiração para todos. Sérgio Aquino também foi homenageado pelos colegas, com uma placa de agradecimento pelas atuações dentro do setor.

Todas as fotos do evento estão postadas em nosso FLICKR: https://www.flickr.com/photos/fenop/ 

Assessoria de Comunicação FENOP