Falta 1 mês: IX ENAPORT, XII CONOGMO e II PORTJUR

Falta apenas um mês para os grandes eventos anuais da FENOP: IX Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias (ENAPORT), XII Congresso Nacional dos OGMOS (CONOGMO), e II Conferência Nacional Permanente FENOP de Direito Portuário (PORTJUR). Junto com os 30 anos da FENOP iremos brindar com uma comemoração e muita troca de conhecimento.

Nos dias 2, 3 e 4 de julho, em Brasília, no Centro Cultural Brasil 21, centenas de empresários, servidores e trabalhadores do setor portuário e governamental se reunirão para três dias de grande imersão de conhecimentos nas mais diversas esferas da área portuária.

O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, fala da importância dos eventos. “Esse momento traz oportunidades de discussões e traz conhecimentos para o setor. É necessário discutir as melhorias nos regramentos laborais, os custeios para treinamentos, as aplicações de regulações adequadas ao setor, a redução da burocracia, entre outros assuntos. A FENOP tem tais diálogos como ponto central de suas atuações”, disse.

As inscrições são gratuitas para associados, convidados e entidades governamentais. No entanto, a FENOP abre as portas para não-associados participarem, com custo de R$ 500,00.

O link para as inscrições é: https://forms.gle/hRK2dAdgFx1apVfK6

 

PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Além disso, a FENOP laçou em 2024 o1º PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, que pretende fomentar a divulgação e troca de experiências de inovação e novas tecnologias entre os participantes do “sistema FENOP”. O prêmio possui duas categorias: Operadores Portuários e SINDOPs/OGMOs. Os ganhadores serão conhecidos durante a realização do XII CONOGMO.

 

PROGRAMAÇÃO

02/07/2024

17h – Cerimônia de abertura do IX ENAPORT – Encontro Nacional das Operações Portuárias, do XII CONOGMO – Congresso Nacional de OGMOs e da II Conferência Nacional Permanente FENOP de Direito Portuário (II PORTJUR)

19h – Coquetel 30 anos FENOP

 

03/07/2024. Das 08h às 18h

IX ENAPORT – ENCONTRO NACIONAL DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

II CONFERÊNCIA NACIONAL PERMANENTE FENOP DE DIREITO PORTUÁRIO

 

PAINEL 1

INICIATIVAS PÚBLICAS PARA CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM

Objetivando as avaliações sobre as atuações de TCU e ANTAQ em solução de conflitos, sem necessidade de atuações judiciais. Avaliando a adequação de tais iniciativas e a possiblidade de novos instrumentos similares.

 

PAINEL 2

RESPONSABILIDADE SECURITÁRIA NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

Objetivando as divulgações das avaliações e propostas para o setor, com o novo Governo Federal, formuladas pelo Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

 

PAINEL 3

FORTALECIMENTO DO SETOR EMPRESARIAL PORTUÁRIO – ENTIDADES E ARTICULAÇÕES

Objetivando debater os temas estratégicos de cada entidade associativa do setor empresarial portuário, na tentativa de ajustar agendas conjuntas e unificadas.

 

PAINEL 4

AUTOMAÇÃO NAS INSTALAÇÕES E OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

Objetivando conhecer e debater os atuais e futuros avanços em tecnologia e automação nas operações e terminais portuários.

 

PAINEL 5

REVISÃO DO ARCABOUÇO LEGAL PORTUÁRIO

Avaliações sobre os trabalhos da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados e outras iniciativas para a revisão dos instrumentos legais do setor portuário.

 

PAINEL 6

REFORMA TRIBUTÁRIA E OS IMPACTOS NOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS

Objetivando receber atualizações sobre a reforma tributária, com suas consequências sobre os serviços portuários e possíveis necessidades de atuações estratégicas.

 

04/07/2024. Das 08h às 18h

 

XII CONOGMO – CONGRESSO NACIONAL DE OGMOS

II CONFERÊNCIA NACIONAL PERMANENTE FENOP DE DIREITO PORTUÁRIO

PAINEL 7

DESAFIOS PARA O TRABALHO PORTUÁRIO E O FUTURO DO OGMO E DAS FORMAS DE CONTRATAÇÕES DE TRABALHO PORTUÁRIO

Objetivando receber de representantes de segmentos de operações portuárias distintos, as suas visões e temas estratégicos que propõem como focos para as atuações da FENOP.

 

PAINEL 8

ATUAÇÕES DO PODER PÚBLICO E ENTIDADES PRIVADAS VOLTADAS AO TRABALHO PORTUÁRIO

Objetivando debater as atuações das entidades públicas e privadas, na gestão e atuações do trabalho portuário, com as suas necessidades e desafios.

 

PAINEL 9

ESG E OUTRAS INICIATIVAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR PORTUÁRIO

Objetivando aprofundar as análises de possibilidades para as melhorias na gestão do trabalho portuário e nas formas de contratações e de controles, segundo as interpretações legais mais adequadas.

 

PAINEL 10

INICIATIVAS FENOP SOBRE SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

Objetivando conhecer e debater os trabalhos da FENOP realizados e em andamento envolvendo as operações portuárias e as implementações de programas de segurança, saúde e preservação do trabalho portuário.

 

PAINEL 11

PRÊMIO FENOP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2024

Divulgação e premiação aos programas de inovação tecnológica inscritos.

Assessoria de Comunicação FENOP