“ESG” a sigla sinônimo de sustentabilidade é debatida no XII CONOGMO

Dentre os debates realizados no XII Congresso Nacional dos Órgãos de Gestão de Mão de Obra Portuária (XII CONOGMO) um tema relevante no painel 9: a ESG e outras iniciativas de responsabilidade social no setor portuário, 

A ESG, Environmental, Social and Governance , uma sigla em inglês que, traduzida para o português, significa Ambiental, Social e Governança. Esta sigla surgiu como uma forma de estabelecer indicadores de avaliação de performance em sustentabilidade, nos pilares ambiental, social e de governança. Ter uma agenda ESG é um pré-requisito para crescer de forma sustentável e duradoura. Quem não adota os critérios é deixado de lado no mercado.

Com uma composição quase toda feminina, a mediação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do Conselheiro Fiscal e Diretor de Operações e Comercial do Terminal Santa Catarina S.A (TESC), Randal Luciano Couceiro.

O objetivo do painel foi o aprofundar e incentivar as atuações ESG, com destaques para as responsabilidades sociais nas atividades de operações portuárias, nas relações porto/cidade e com os trabalhadores portuários.

Com as falas de Daniela Pinheiro, Coordenadora do Comitê Técnico Permanente de Responsabilidade Social e Ambiental da FENOP e Diretora Executiva do OGMO de Salvador e Aratu – OGMOSA e também Idealizadora e Diretora Financeira do Mulheres & Portos; Béatrice de Toledo Dupuy, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil;

Ana Cláudia Rodrigues Barbosa, Membro do Comitê Técnico Permanente de OGMOS da FENOP e Diretora Executiva do OGMO ITAQUI e também Idealizadora e Diretora de Desenvolvimento do Mulheres & Portos e de

Flávia Nico Vasconcelos, Coordenadora-Geral na Secretaria de Portos o painel foi avaliado positivamente pela plenária.

Assuntos como o Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Marítimo Portuário, o evento Portos Mais Brasil (marcado para 7 de agosto de 2024), conceito das Cidades Portos e a construção de políticas públicas para o setor portuário brasileiro foram debatidos neste painel.

A categoria ficou muito motivada com o lançamento do Portos Mais Brasil pois ele vai premiar a gestão dos portos organizados e a movimentação dos portos organizados e túneis. E uma nova categoria foi criada: a categoria igualdade de gênero. Nesta categoria serão levantados dados e se estimulará o maior ingresso de mulheres dentro do setor. Tanto quantitativa de colaboradores do porto e também os cargos de gestão.

Todas as fotos do evento estão disponibilizadas em nosso Flickr: www.flickr.com/fenop

 Assessoria de Comunicação FENOP