Morgana Richa, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), também palestrou no III PORTJUR 2025 na quarta-feira (04/06). Em sua apresentação, a ministra demonstrou a evolução histórica das relações de trabalho. O objetivo foi contextualizar o cenário atual que “necessita modernização judicial para evolução dessas relações”, afirma Richa.
Segundo ela, os modelos tradicionais de contratação e tendências celetistas chegam ao fim com “caráter irreversível”, mas se apresentando de maneiras “plurais, flexíveis, instáveis”.
Para a ministra, o PL 733/2025 vem para desenvolver a área portuária seguindo a tendência moderna do movimento trabalhista. Ela destacou ainda a importância da preservação de direitos conquistados ao longo da história, e da importância da garantia dos Direitos Civis Fundamentais.
“Aqui se destaca que o Direito do Trabalho surgiu a partir de lutas e conquistas dos trabalhadores num esforço que diante daquele complexificação e mutação da sociedade contínuo deve acompanhar o desenvolvimento e regular em direção a promoção dos direitos sociais. E é essa a história do Brasil”, finalizou.
Veja as todas as fotos da palestra da Ministra Morgana em nosso FLICKR: https://www.flickr.com/photos/fenop/albums/72177720326670657
Assessoria de comunicação FENOP