Comitês FENOP se reúnem para balanço 2024 e desafios 2025

A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) realizou na quinta-feira (12/12) a Reunião de encerramento das atividades dos seus comitês técnicos permanentes, na sede da CNT, em Brasília. O Presidente Sérgio Aquino abriu os trabalhos com informações e atualizações sobre os encaminhamentos da FENOP, inclusive o relatório CEPORTOS. Na sequência, o Comitê Técnico Permanente Jurídico trouxe sua apresentação, com os advogados Flávia Fardim e Ataídes Mendes Filho, que fizeram um apanhado dos acontecimentos jurídicos do setor portuária durante o ano de 2024.

O Comitê Técnico Permanente dos OGMOs foi o segundo a mostrar sua apresentação, com a João Poggi e Shana Bertol, que trouxeram os avanços e desafios dos ogmos em 2024. O foco foi a ação para fortalecimento dos OGMOS frente a uma possível ameaça de mudança legislativa

O coordenador do Comitê Técnico Permanente de Segurança, Saúde no Trabalho e nas Operações Portuárias, Hemerson Braga, abordou a NR 29 e suas atualizações, 3ª SENASSTP e 4ª SENASSTP, os POPs Contêiner, Celulose, Trabalho em Altura, Granel Vegetal e Granel Mineral e os indicadores TF e TG; 5.

Na parte vespertina, o Comitê Técnico Permanente de Responsabilidade Social e Ambiental, com a coordenadora, Daniela Monteiro, e a coordenadora adjunta, Karla Alves, abordaram a importância do novo tema dentro da área portuária. Elas mostraram uma pesquisa, feito em portos do Brasil, a com diversas variantes como: atividades inclusivas, diversidade, PCD, relação cidade-porto, reciclagem, relações com a água, emissão de gases e muito mais.

Na sequência, o coordenador do Comitê Técnico Permanente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Evandro Pause, finalizou o evento com os números voltados do seu segmento, bem como propostas e desafios.

O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, agradeceu ao empenho de todos os comitês presentes, que vieram a Brasília, faze o balanço 2024 e citou os desafios de 2025.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação FENOP