FENOP participa de evento sobre movimentação portuária da ANTAQ

A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), esteve na manhã desta quarta-feira (26/9) na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para participar de uma coletiva de imprensa cuja finalidade foi apresentar os resultados da movimentação portuária no 1º semestre de 2019.

A gerente executiva da FENOP, Maria Cristina Dutra, marcou presença no evento e considerou a iniciativa de grande importância para o setor portuário, já que também tratou do Desempenho do Setor e Dados do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA).

Estavam presentes o diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, o diretor Adalberto Tokarski, o gerente de Estática e Avaliação de Desempenho, Fernando Serra, o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, José Renato, e o gerente de Ambiente e Sustentabilidade, Marcos Maia.

O especialista em Regulação da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Alessandro Bearzi, explicou a importância do IDA. “Surgiu a partir da necessidade de se produzir uma ferramenta que permitisse a ANTAQ conhecer o grau de atendimento das conformidades socioambientais no setor portuário”. Bearzi acrescentou que o índice também auxilia a implantação e execução de sistemas de gestão ambiental e promove a sustentabilidade dos serviços portuários.

A ferramenta tem alto custo, informou Povia, e vem cumprindo seu papel: “Na área de fiscalizações e questões ambientais, o IDA é de suma importância”. Povia salientou é possível que haja crescimento nas estatísticas, mas que essa consolidação só virá em dezembro. “Os portos estão preparados, é tudo uma questão mercadológica, de demanda”, finalizou.

Assessoria de Imprensa da Fenop
Circuito Comunicação
Danillo Neves
61 98191-8566
imprensa@fenop.com.br