Coalizão Portuária se reúne com Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni

Nesta quinta-feira (24/06) a Coalizão Empresarial Portuária se reuniu por videoconferência com o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni. A Fenop faz parte da Coalizão junto com outras seis entidades.

Na pauta foram abordados temas do setor, como o andamento da vacinação nos portos e a readequação da Recomendação Conjunta nº 01/2021, elaborada pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que atualiza as medidas para proteger portuários contra a Covid-19.

De acordo com o Diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária (DGMP/SNPTA), Otto Luiz Burlier, a expectativa em relação a readequação do documento é positiva. “Amanhã teremos uma reunião com representantes da Secretaria do Trabalho, justamente para fechar essa questão. Se tudo ocorrer bem devemos assinar uma nova recomendação até a próxima semana”, conta.

O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, enfatizou que o objetivo é que não haja um entendimento diferenciado entre a Secretaria do Trabalho e o documento. “As entidades estão à disposição para possíveis diálogos sequenciais entre o MPT e a Secretaria de Trabalho para avançarmos nessas questões”, finaliza.

Vacinação nos portos

Sobre a imunização contra a Covid-19, Piloni disse estar satisfeito com os resultados. “Considero que tem sido um processo de sucesso apesar das inúmeras questões pontuais que tiverem que ser resolvidas ao longo do caminho”, explica.

“Fechamos 80 mil doses aplicadas num total de 110 mil doses disponibilizadas, ainda temos 30 mil doses que, em tese, poderiam cobrir os demais trabalhadores que tenham alguma atividade no porto, portanto um grau de exposição similar ao dos portuários” ressaltou Piloni.

Aquino reforçou a importância da vacinação para as atividades correlatas. “Pedimos atenção especial aos colaboradores dos CLIAs que constaram da primeira lista e ainda não foram atendidos”.