Tecnologia é aliada da automação nas instalações e operações portuárias no painel 4 do ENAPORT

Abrindo as atividades da tarde do IX Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias (IX ENAPORT) foi apresentado o quarto Painel de debates. O tema abordado foi “Automação nas instalações e operações portuárias”, que teve como objetivo conhecer e debater os atuais e futuros avanços em tecnologia e automação nas operações e terminais portuários, bem como na realização das operações portuárias.

A dinâmica foi coordenada pelo Conselheiro de Administração da FENOP e Diretor de Assuntos Corporativos da Brasil Terminal Portuário (BTP), Joel Contente da Silva Júnior. Quem dissertou sobre o tema foi o Sócio-Diretor da PORTPLAN, Guilherme Soares de Sá Peixoto.

Na ocasião foram apresentados alguns cases por debatedores experientes do setor portuário: o Conselheiro de Administração da FENOP e Gerente de Relações Portuárias da ADM do Brasil Ltda, Leonardo Félix Ribeiro, o Diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, Bruno Stupello, o Diretor de Logística da Eldorado Brasil, Flávio da Rocha Costa e o Gerente de Administração Portuária da ArcelorMittal Tubarão, Armando Hosken.

Guilherme Peixoto afirmou que a próxima fronteira para o setor portuário é se apropriar da tecnologia, pois ela veio para ficar. “A automação é algo que cresce no mundo inteiro, na velocidade do mundo pós-moderno. É um processo que precisa ser feito com critério. E, ao contrário de que muitos estabelecem como premissa, não existe automação de 100 pessoas, infraestrutura, equipamentos e pessoas. Lembro que as pessoas é o fator mais importante. Qualificar estes novos profissionais, seja para trabalhar em cima do projeto, da implantação, manutenção e a própria operação, é o que vai fazer a diferença do sucesso da implantação”, concluiu.

Todas as fotos do evento estão disponibilizadas em nosso Flickr: www.flickr.com/fenop

Assessoria de Comunicação FENOP