Desembargador Celso Peel fala no III PORTJUR 2025 FENOP

Celso Peel, desembargador do TRT 2ª Região/São Paulo, foi o palestrante de honra da segunda palestra ministrada no III PORTJUR 2025 dessa terça-feira (3/6). Em nome da Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias, a CEPORTOS, o desembargador falou sobre as propostas para o Novo Marco Regulatório Portuário.

O documento feito pela CEPORTOS foi o precursor do Projeto de Lei 733/2025, prioridade do setor portuário na esfera legislativa. O PL vai além da revisão da Lei 12.815/2013, mas promove uma modernização saudável na relação trabalhador-empregador-sindicatos.

“Logo no início, incluímos todos os agentes que compõem esse sistema portuário, pois prezamos constantemente pela Constituição e pelos tratados internacionais que consagram a liberdade sindical e a negociação coletiva”, informou Peel.

Durante sua fala, o desembargador apresentou detalhes do PL e destacou trechos que priorizam: a contratação formal de profissionais certificados com preparação adequada para atuação nos portos, e reconhecimento e fortalecimento dos sindicatos.

“A valorização do trabalho humano também é central no projeto, conforme previsto na Constituição, com respeito à dignidade e aos direitos individuais dos trabalhadores”, complementou.

Para os empresários do setor, o Novo Marco representa maior segurança jurídica, estabilidade contratual, flexibilização na contratação de mão de obra sem abandonar direitos trabalhistas e individuais fundamentais e criação da Câmara Autorregulação e Resolução de Conflitos, que trará autonomia e rapidez em processos burocráticos.

Para Peel, o PL representa um grande avanço para o setor e uma oportunidade de desenvolvimento e moderno para todos os envolvidos.

 

 

 

 

 

 

 

Veja todas as fotos da palestra de Celso Peel em nosso FLICKR: https://www.flickr.com/photos/fenop/albums/72177720326686983/with/54570345302

Assessoria de Comunicação FENOP