Fenop participa de reunião sobre cabotagem em Brasília

O Plano de Trabalho da Câmara Portuária e os estudos que nortearão uma legislação específica para Cabotagem foram os principais assuntos discutidos em reunião nesta quinta-feira (11/7), na sede da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em Brasília. O presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, acompanhou o encontro.

Ele foi convidado pelo Vice-Presidente da Câmara Portuária da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – Frenlogi, Deputado Felipe Francisquini (PSL-PR) e o Presidente da Frenlogi, Senador Wellington Fagundes (PL/MT).

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, garantiu que o governo federal quer apresentar uma proposta a todos os players de navegação, especificamente da cabotagem. “A navegação de cabotagem precisa ser competitiva. Entendemos o potencial que a cabotagem tem na matriz logística brasileira”, explica.

O presidente da Fenop, Sérgio Aquino, manifestou sobre o tema. “Nós, do setor de operações portuárias, estamos preocupados com estudos e informações que estão sendo colocados a respeito de revisões de tarifas portuárias e metodologias de tarifas de cobrança. Isto é um desestímulo para a cabotagem.”

O diretor do departamento de navegação e hidrovias do Ministério da Infraestrutura, Dino Antunes Batista, fez um panorama sobre a cabotagem no Brasil e garantiu que o governo pretende aumentar este tipo de navegação. Para tanto, trabalha para o desenvolvimento da indústria naval, bem como para a redução de custos e o aumento da oferta deste serviço.

Outro ponto destacado foi a questão da Praticagem no Brasil. Os questionamentos foram atentamente ouvidos pelo Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Gustavo Martins.

Os participantes encerraram o encontro debatendo outros conceitos logísticos de relevância, como escoamento de carga nos portos, capacitação de empresas nos terminais, legislação pertinente ao setor, aquecimento da economia e geração de empregos.

Assessoria de Imprensa da Fenop
Circuito Comunicação
Michelle Araujo
61 98191-8566
imprensa@fenop.com.br