Sérgio Aquino media debate no Fórum dos Portos da FGV

O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, participou na terça-feira (28/11) do Fórum dos Portos – III Seminário Desafios e Oportunidades nos Portos Brasileiros, organizado pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio De Janeiro.
Aquino foi o mediador do painel sobre operações portuárias, que também teve a presença de Osmari de Castilho, diretor da Portonave; Alcino Therezo, diretor de pessoas da DPWorld; Cmt Jones Soares, diretor de Transporte Marítimo da Transpetro; e Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.

O evento, desenvolvido em parceria com a Amcham, teve o objetivo de aprofundar o debate sobre os principais temas que envolvem a área, entre eles: ambiente regulatório, operações portuárias, logística do agronegócio, acessos portuários, inovação, transição energética e ESG. Na ocasião, houve, ainda, o lançamento do MBA em Gestão Portuária, oferecido pelo FGV Transportes.

O encontro contou com especialistas e autoridades da área que abordaram sobre: os dez anos da Lei 12.815/2023, que trata da exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários; as Operações Portuárias BR do Mar; o ambiente regulatório; a concessão de canais de navegação nos portos brasileiros; o acesso portuário e logística do agronegócio; a inovação portuária; e o financiamento do setor portuário no Brasil.

“Uma satisfação participar e mediar um painel nesse seminário tão importante e rico para o setor portuário”, avaliou Aquino.