Presidente da FENOP fala da necessidade de planejamento de Estado no setor de infraestrutura

Sérgio Aquino abre painel em evento nacional do segmento portuário

Nesta terça-feira (24/11), o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), Sérgio Aquino, falou no Fórum Brasil Export sobre Política e planejamento de Estado para o setor de logística e de infraestrutura portuária. Ele iniciou suas considerações agradecendo os esforços da Secretaria de Portos e Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, dos Sindops, OGMOs, das Federações laborais e empresas de operações portuárias que não deixaram a pandemia parar os portos e terminais. “Temos orgulho de falar que nenhum navio ficou parado no Brasil, mesmo durante a fase crítica da pandemia”, afirmou Sérgio.

Aquino continuou sua explanação reconhecendo a dificuldade que o Brasil tem em fazer planejamento de longo prazo para a área de infraestrutura. “Nosso país não foca no planejamento, não dá importância ao passado e não dá atenção ao futuro e perece no presente.” Ele informou que nossa Constituição traz a necessidade de um planejamento por parte do Governo Federal, como plano Estado, no entanto falta legislação para regulamentar. Exaltou que o atual Governo está com intuito de fazer um Plano de Estado, que promete organizar a área de infraestrutura nos próximos 30 anos. “Nunca aconteceu um plano com essa dimensão”, disse. Ele salientou uma PEC que sugere mudança na Constituição, de autoria do Senador Wellington Fagundes, que impede mudanças em legislações sobre concessões com quórum simples pelo Congresso Nacional.

O debate continuou com a Presidente da Associação Brasileira de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Mayhara Chaves, o CEO da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda, o Partner 4Infra, Casemiro Tércio Carvalho e o Diretor de Política e Planejamento Integrado da Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva.

BRASIL EXPORT
O Brasil Export ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília (DF) e reúne o setor logístico e de infraestrutura portuária do Brasil para uma ampla discussão para contribuir com ideias e sugestões para o País no segmento.

A FENOP participou de todo o evento. A solenidade de abertura contou com secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que apresentou um balanço das obras, investimentos e avanços da pasta. Elencou 1.000 de obras concluídas em rodovias federais pelo País em 2020 e informou que o Brasil subiu em todos subíndices de transporte na pesquisa de opinião do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial. Em um ano avançou 18 posições em aeroportos, 13 em portos, 8 em rodovias e 1 em ferrovias.

No evento, o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, informou a volta do Santos Export em 2021 e a continuidade dos Fóruns regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), além da criação do Conselho Internacional; criação do Conselho Feminino; ampliação do Brasil Hack Export; entre outros.

ENAPH
Ocorreu o 1º Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias(Enaph), atividade da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), dentro do Brasil Export 2020. Fábio Lavor Teixeira, diretor do Departamento de Novas e Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, elogiou as autoridades portuárias e as parabenizou pelo que classificou como “trabalho de excelência” o que vem sendo feito.

“Queremos ouvir as contribuições das autoridades portuárias, e sem a equipe deles, nada disso estaria acontecendo”, afirmou o diretor, em relação aos estudos visando as modelagens para as concessões em curso.

Assessoria de Imprensa da FENOP com Brasil Export