Premiação Portos+Brasil conta com presença da FENOP

O presidente da Fenop, Sérgio Aquino, e a gerente executiva, Maria Cristina, Dutra marcaram presença na 5ª edição do prêmio “Portos + Brasil”, realizado nesta quarta-feira (7/8), em Brasília. Promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, o evento reuniu, no Clube Naval, diversas autoridades e representantes do setor para reconhecer os destaques de movimentação de cargas, resultados financeiros e boa gestão.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos brasileiros apresentaram os melhores resultados dos últimos 14 anos para o semestre, com crescimento de 4,28% em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2024, foram movimentadas 644,76 milhões de toneladas de cargas.

Para o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a premiação representa um reconhecimento e um estímulo às boas práticas de gestão. “Estou muito animado e apaixonado por esse setor. A gente tem muitas perspectivas de crescimento nos próximos três anos, principalmente na geração de emprego e renda e na movimentação da nossa economia. Sem dúvida alguma, o Brasil tende a ampliar ainda mais a sua capacidade portuária, impulsionando o mercado mundial”.

Prêmio

Todos os anos, os portos brasileiros são qualificados em nove categorias. O prêmio é entregue aos três primeiros lugares de cada uma delas. O principal prêmio é o Ranking IGAP, resultado do somatório dos 15 indicadores que compõem o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP). Este é um balizador da gestão portuária dos portos públicos brasileiros.

Neste ano, a categoria Igualdade de Gênero, em que foram premiados os portos com maior participação de mulheres em seu quadro de colaboradores e em cargos de gestão executiva, se juntou aos outros nove grupos. A iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 e, em especial, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero.

Confira a lista dos premiados

• Ranking IGAP – Portos do Paraná (PR) / Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (PE);
• Ranking Avanço IGAP – Companhia Docas de Santana (AP);
• Crescimento da movimentação carga geral – Terminal Portuário de Pecém (CE);
• Crescimento da Movimentação Contêineres – Portos RS – Porto do Rio Grande (RS);
• Crescimento da Movimentação Granel Líquido – Terminal de Petróleo do Açu/Vast Infraestrutura (RJ);
• Crescimento da Movimentação Granel Sólido – Porto de São Francisco do Sul (SC);
• Crescimento da Movimentação Total dos TUPs – Cargil Agrícola (PA);
• Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos – Porto de São Francisco do Sul (SC);
• Igualdade de Gênero – TUPs – Terminal de Grãos Ponta da Montanha (PA);
• Igualdade de Gênero – Portos Organizados – Docas/PB – Companhia Docas da Paraíba.

Por Fernanda Balbino
Assessoria comunicação FENOP