O Presidente da FENOP fala sobre os novos modelos portuários no Santos Export

O presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), Sérgio Aquino, participou da mesa final de debates da 17ª Edição do Santos Export – Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, que teve como tema: “Os Novos Modelos Portuários – Gestão pública ou privada | Quais os modelos estão em estudos no âmbito governamental | O que pensam as entidades privadas do setor”.

Sérgio fez a abertura do painel, falando sobre “Os novos modelos portuários”, fazendo um diagnóstico do sistema portuário brasileiro, a atuação da iniciativa privada e pública e os problemas enfrentados pelo Brasil. Na finalização, destacou o modelo “Landlord”, como o melhor modelo a ser adotado, referência nos portos mais competitivos do mundo.

Também fizeram parte da palestra Antonio Carlos Duarte Sepúlveda, Diretor-Presidente da Santos Brasil, Antonio José de Mattos Patrício Junior, Diretor da América Latina da Terminal Investment Limited-TIL, Gregoire Gauthier, Especialista em Transporte do Banco Mundial, Dr. Felix Kasiske, C&O da HPC – Consultor internacional, Diogo Piloni e Silva, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura, Casemiro Tércio Carvalho, Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP, Julio Castiglioni, Presidente da Companhia Docas do Espírito Santo – CODESA e a moderação de José Roberto Sampaio Campos, Coordenador do Comitê Orientador do Santos Export e Vaguinaldo Marinheiro, Jornalista e Diretor do Estúdio Folha.

O Santos Export 2019 é um dos principais eventos da área portuária no Brasil e reuniu nomes importantes do setor. Em dois dias de evento, muitos debates, networking e decisões importantes movimentaram o setor portuário brasileiro, que foi responsável por 513 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2019.

Assessoria de Imprensa da Fenop
Circuito Comunicação
61 98191-8566
imprensa@fenop.com.br