Ministro do TST, Alexandre Ramos traz desafios do trabalho no III PORTJUR

Em sua palestra, o ministro argumentou acerca dos desafios nas relações de trabalho nos portos brasileiros. O tema está ligado à principal pauta legislativa.

A convite do conselheiro Fiscal da FENOP, Felipe Constantino, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Luiz Ramos, participou da III PORTJUR, junto com X ENAPORT, nesta quarta-feira (04/06).

Em sua palestra, o ministro argumentou acerca dos desafios nas relações de trabalho nos portos brasileiros. O tema está ligado à principal pauta legislativa do setor, o PL 733/2025 que atualiza a regulamentação dos portos e, consequentemente, modifica formas de contratação e relações trabalhistas do departamento.

Favorável à aprovação do Novo Marco Regulatório, o ministro apresenta que: “A operação portuária é diversa e técnica: exige flexibilidade na contratação, pois cada tipo de carga tem suas especificidades”.

“O objetivo não é prejudicar ou favorecer categorias específicas, mas buscar o melhor para a sociedade como um todo”, argumentou Ramos em favor da modernização do trabalho portuário.

Ressaltou ainda a importância dos sindicatos e organizações civis na construção do “equilíbrio entre trabalhadores e empresas”.

Veja as todas as fotos da palestra do Ministro em nosso FLICKR: https://www.flickr.com/photos/fenop/albums/72177720326713009

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de comunicação FENOP