FENOP realiza Webinar sobre Ferrogrão e Transnordestina

Evento contou com a participação do Secretário Nacional de Transportes Terrestres, do Minfra, Marcello da Costa e diversas entidades do setor portuário

 

O Webinar, promovido pela Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), sobre as linhas ferroviárias de Ferrogrão e Transnordestina, realizado na quarta-feira (26/5), foi um sucesso. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da FENOP no Youtube, teve participação das principais entidades do setor portuário, que ouviram atentamente a explanação do Secretário Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Marcello da Costa, sob moderação do presidente da FENOP, Sérgio Aquino.

Costa fez um panorama da malha de transportes brasileiros, comparando os modais e os investimentos países investem mais que nós. Segundo ele, o Brasil investe pouco mais de 2% do PIB na malha de infraestrutura do país e, na avaliação dele e do Minfra, o desenvolvimento econômico do Brasil está diretamente ligado à qualidade da infraestrutura dos transportes. E, por isso, é preciso mais investimentos.

Sobre a malha ferroviária, ele informou que desde 1957 não há aumentos de linhas e sim, diminuição. No entanto, disse que há vários projetos de melhorias nesse segmento, especialmente no Arco Norte. “Ferrovia é a mais barata e mais eficiente. Temos feito investimentos fortes na recapacitação dos 20mil km que temos hoje que estão operacionais e temos a intenção de novos projetos, principalmente junto com a iniciativa provada”, explicou Marcello Costa.

“Essa foi mais uma iniciativa da FENOP que traz assuntos pertinentes ao setor portuário e de interesse do segmento. As discussões foram extremamente positivas e acrescentaram muito conhecimento aos participantes”, avaliou Sérgio Aquino.

Você pode conferir toda a live em nossa página no Youtube, clicando no link https://www.youtube.com/watch?v=PVZCqUXrJYg

 

Assessoria de Imprensa da FENOP – Michelle Araujo