FENOP participa do Summit Portos 5.0

A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) participou na quinta-feira (21/10) do Summit Portos 5.0, a nova agenda de integração logística do século 21.

O evento organizado pelo Grupo Tribuna aconteceu no Hotel B, em Brasília e reuniu autoridades e profissionais do segmento que debateram sobre desenvolvimento do setor portuário. Estiveram presentes o presidente da FENOP, Sérgio Aquino, e a Gerente Executiva, Maria Cristina Dutra.

“Eventos assim são muito importantes para o setor, pois reúne, revigora e discute pautas necessárias para os portos brasileiros”, afirmou Aquino.

Durante a cerimônia de abertura, a deputada federal Rosana Valle (PSB) destacou que tem acompanhado todos os projetos que tramitam no Congresso Nacional que envolvem a cadeia logística brasileira e frisou a importância da prorrogação do Reporto. “Vamos lutar até que tenhamos êxito na prorrogação do Reporto que vai até agora, final de 2021 e está nesse projeto da BR do Mar.”

Já o deputado Julio Lopes, coordenador da Câmara Temática de Portos (FRENLOGI), falou sobre a necessidade de um novo linguajar no setor portuário. “O setor precisa de um consenso de comunicação e apresentação à sociedade. Os senhores podem e devem fazer um novo conceito de abordagem do que é o sistema portuário enquanto linguagem.”

Os painéis técnicos foram apresentados e mediados por Maxwell Rodrigues e trouxeram temas que abordam a questão integração logística do século 21 e a importância de uma logística mais ágil para acompanhar o desenvolvimento do mundo. Os painéis foram intitulados como:

  • 1º painel: Estabilidade Jurídica e Segurança nos Investimentos
  • 2º painel: Redução de Burocracia e Regulação Responsiva
  • 3º painel: Arranjos Produtivos e Sincromodalismo
  • 4º painel: Competitividade no Mercado de Contêineres no Brasil

Durante o último painel, o secretário de Portos, Diogo Piloni, pontuou que o setor portuário brasileiro tem surpreendido e apresentado bons resultados. “Crescemos em 2020 mais de 4% e estamos crescendo no primeiro semestre 9%, mas quando a gente observa o contêiner, de janeiro a agosto de 2021, tivemos um crescimento de 16%”, explicou.

O evento ainda contou com a palestra internacional do professor Peter de Langen e a palestra de encerramento sobre “Cadeia Logística Integrada”.

Danillo Neves
Assessoria de Imprensa FENOP