FENOP participa de reunião realizada pela Conaportos

A Federação Nacional de Operações Portuárias (FENOP) participou nesta segunda-feira (17/2) de reunião realizada pela Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), cuja finalidade foi a discussão da abertura do órgão ao setor portuário privado.

Segundo o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária, Otto Burlier, é imprescindível que haja a colaboração de todos para que a congregação aconteça. “Pretendemos abrir efetivamente as portas para as instituições privadas ao longo de 2020, sabemos que isso é um pleito antigo e que já acontece no setor aéreo e a nossa intenção é fazer o mesmo aqui. ”, explica.

Burlier afirmou que o objetivo principal é ouvir as demandas para tentar organiza-las. Ele enfatizou que é necessário colocar ordem de prioridade nas reivindicações para que o trabalho em conjunto possa começar. “Sugiro que todos enviem suas questões até a próxima quinta-feira para trabalharmos na próxima reunião da Conaportos prevista para março”.

A gerente executiva da FENOP, Maria Cristina Dutra, vê com bons olhos a pareceria firmada. “Com a entrada do setor privado isso criará um espaço maior para que possamos discutir os principais problemas do setor, rever a legislação, além de outros aspectos que são pautas antigas e que precisam ser analisadas e debatidas”.

Instituída pelo Decreto n° 7.861, de 6 de dezembro de 2012, a Conaportos tem a finalidade de integrar as atividades desempenhadas pelos órgãos e entidades públicas nos portos e instalações portuárias.

Além da FENOP compareceram à reunião: ATP, CNA, FENAMAR, ABPT, AEB entre outras entidades.

Por Danillo Neves