O presidente da FENOP e também presidente do Norte Export, Sérgio Aquino, iniciou nesta segunda-feira (22/7) o fórum regional Norte Export 2024, em Palmas (TO). A missão é organizar uma mobilização institucional no sentido de colaborar ativamente para o desenvolvimento da infraestrutura, do transporte terrestre e da navegação interior em uma região que têm vocação natural para a logística de cargas e de passageiros.
O grupo iniciou os trabalhos com uma visita técnica ao Terminal Multimodal da VLI, com visitação de campo ao tombador e observação de carregamento ferroviário. Na sequência, foram ao terminal de granéis líquidos da Norship/Granel Química, visitando os tanques de armazenagem de granéis líquidos, carregamento e descarregamentos rodoviário e ferroviário, com visualização do trecho da Ferrovia Norte-Sul, que passa pelo Terminal
Aquino abriu os trabalhos com palavras de Boas-Vindas e na sequência iniciou-se o InfraJur, Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes. O primeiro painel foi sobre Litigiosidade e medidas pré-processuais (CES/passivos ambientais/desafios do eclusamento das barragens das hidrovias Tocantins e Araguaia).
Aquino participou do painel seguinte sobre Desenvolvimento das conexões do transporte aquaviário na região Norte e boas iniciativas com ganho de eficiência nas operações portuárias. E o dia foi finalizado com a sessão solene de abertura com autoridades convidadas.