Cerimônia de abertura dos eventos FENOP reúne autoridades em Brasília

Foi realizada na noite desta terça-feira (03/06), em Brasília, a Cerimônia de Abertura dos eventos FENOP com mais de 250 participantes, que prestigiaram a realização:

  • X ENAPORT – Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias
  • XIII CONOGMO – Congresso Nacional dos Ogmos
  • III PORTJUR – Conferência Nacional Permanente FENOP de Direito Portuário
  • II FENITEC – Prêmio de Inovação e Tecnologia FENOP 2025

Durante a cerimônia, autoridades políticas e da esfera portuária discursaram sobre a relevância de cada uma das iniciativas para o desenvolvimento e cooperação no setor.

Em sua fala de abertura, o presidente da FENOP, Sérgio Aquino, ressaltou a relevância dos debates propostos no evento para o andamento do PL 733/2025, que promete modernizar a legislação portuária e trazer maior eficiência às atividades.

Outros temas também foram destaques no discurso do presidente, como modernização das relações de trabalho, Justiça Social e avanços tecnológicos para a esfera portuária.

“Temos a obrigação de cumprir compromissos internacionais e de dar atenção às questões sociais. A mesma dedicação para as necessárias alterações legais, sendo aplicadas pela FENOP, para viabilização de programas sociais que atendam aos trabalhadores neste momento de transição, envolvendo, em especial, programas de incentivo à diminuição de registros de óbito.”

E destacou: “Todos precisamos atuar com responsabilidade. O setor empresarial está fazendo a sua parte e espera que os demais envolvidos também tenham a visão de coletividade.”

A pauta de Justiça Social foi reiterada pela Secretária-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; e pelo presidente da FENCCOVIB, Mário Teixeira;

Além de pautar a diminuição das desigualdades sociais, Pescatori parabenizou a FENOP pela realização do evento e destacou projetos de parceria público-privada. Em especial, preocupação com a integração trabalhadores-entidades e o crescimento da participação feminina no setor.

“Quero cumprimentar Daniela e Cris [Associação Mulheres & Portos], pois criamos, junto com a diretora Flávia Takahashi, o Comitê de Equidade de Gênero. Garantindo maior participação feminina no setor”, frisou a ministra em exercício.  “A nossa pauta do próximo ano vai ser efetivamente fazer com que a capacitação do trabalhador [dos setores envolvidos] seja melhor efetuada”, afirmou.

Os parlamentares, senador Wellington Fagundes e deputado Júlio Lopes, também marcaram presença e reafirmaram o compromisso do Legislativo brasileiro com os avanços do setor portuário.

“Sem portos eficazes não haverá condições de competitividade”, afirmou o senador. Como consequência, o Brasil poderia “perder força”, referindo-se à segurança alimentar que representa grande preocupação mundial.

Finalizando a solenidade, o conselheiro da FENOP, Watson Valamiel apresentou a programação para os próximos dois dias de eventos e destacou a importância do diálogo entre as entidades presentes para o desenvolvimento ao setor portuário.

Também compuseram o palco: Watson Valaniel, conselheiro da FENOP; Daniela Pinheiro, representando a Associação Mulheres & Portos; Cristina Dutra, gerente-executiva da FENOP; Valter de Souza, diretor da CNT; Almirante Anderson Marcos da Silva, representando a Diretoria Geral de Navegação da Marinha do Brasil; Jesualdo da Silva, presidente da ABTP; Murillo Barbosa, presidente da ATP; Caio Morel, diretor executivo da ABRATEC; Angelino Caputo, presidente da ABTRA; José Adilson Pereira, representando a FNE e FNP; Fabrício Julião, CEO do Brasil Export; e Jaqueline Wendpap, CEO do Instituto Praticagem do Brasil.

Depois da cerimônia, os presentes participaram do coquetel de abertura oferecido pela FENOP, parceiros e patrocinadores.