Aberta a 1ª Semana de Segurança e Saúde do Trabalho Portuário

O primeiro dia de debates da 1ª Semana Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho Portuário (SNSSTP), promovida pela A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), foi um sucesso. Logo na abertura, que ocorreu no Porto de Paranaguá, simultaneamente com a transmissão pelo canal da FENOP no Youtube, mais de 500 expectadores puderam acompanhar a live que trouxe como tema “O trabalho em altura e os desafios no porto”.

A palestra iniciou com a engenheira e coordenadora de saúde e segurança do Ogmo Paranaguá, Carla Alves, e seguiu com os debatedores: Jose Antônio Júnior, gerente de saúde e segurança do trabalho da Portos do Paraná; Leonardo Rossi,  gerente da empresa Rocha Terminais Portuários e Logística; Hemerson Braga, coordenador da SSMA FENOP. Eles trouxeram os desafios do trabalho portuário nas alturas como as escadas por todas as partes do porto, a comunicação entre os trabalhadores no local, o controle de inspeções, troca de trabalhadores e turnos, entre outros. O debate trouxe as vivências do porto de Paranaguá com seu controle de riscos, com fiscalização, buscando soluções para mitigar riscos de acidentes junto aos Ogmos e sindicatos de trabalhadores, gerando rotina e hábitos seguros.

À tarde, o evento foi online transmitido pelo Ogmo Salvador e Aratu, o Ogmosa, com a palestra sobre Alcoolismo e Tabagismo da assistente social e líder do serviço social no Ogmosa, Simone Batista. Ela trouxe um diagnóstico sobre o alcoolismo e alcoolista, que prejudica o trabalho e a família. Em sua apresentação destacou os sintomas da doença, as consequências para a pessoa que consome álcool na saúde e no trabalho. O mesmo diagnóstico ela trouxe sobre o tabagismo, com os problemas de saúde que a prática do fumo traz. Destacou, inclusive, os cigarros eletrônicos, que têm sido “febre” entre os jovens. Simone abordou ainda as formas de ajuda aos trabalhadores que enfrentam esses problemas.

 

1ª SNSSTP

A 1ª SNSSTP é uma semana intensa de conhecimentos de 26 a 30 de setembro, envolvendo vários Órgãos Gestores de Mão de Obra, os Ogmos, onde são promovidas diversas palestras presenciais e online, com transmissão ao vivo pela internet, com temas variados, que ajudarão trabalhadores portuários e interessados no tema.

A realização do evento é do Comitê de Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (SSMA) da FENOP, com apoio institucional do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) e do Sindicado dos Operadores Portuários do Estado do Paraná (SINDOP).

Acompanhe tudo presencialmente ou pelo canal da Fenop do Youtube (só buscar por FENOP na busca do youtube ou acessando o link https://www.youtube.com/channel/UCg-0ndtw10zLbMsFj2RXEkQ)

Veja a programação aqui

 

Mais informações
Ascom-FENOP
(61) 98191 8566 – Michelle Araujo