1º Webinar sobre treinamentos e trabalho portuários promovido pela FENOP é um sucesso

O 1º Webinar da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) foi um sucesso. Quase 200 participantes online para discutir as experiências internacionais em treinamento e trabalho portuário, como foco no modelo espanhol.

Os convidados foram: o Gerente de Projetos de Estratégia e Inovação da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes Constante, o Diretor de Noatum Terminal Castellón, Oscar Magdalena Dasí e a Diretora de Formação da Fundación Valencia, Ana Rumbeu. O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, moderou o evento.

O Webinar contou com a presença do Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, que fez uma fala no início da transmissão, parabenizando a iniciativa e informando o quão importante era essa discussão, já que no Brasil ainda está sendo implantado um modelo de treinamento no segmento portuário.

Jonas Constante apresentou um programa de formação espanhol, que poderá ser feito por brasileiros, preparando gestores e profissionais dos departamentos dos terminais portuários para as mudanças que o segmento tem sofrido, entre elas regulatória, governamental, de gestão e tecnologia.

Já o palestrante Oscar, fez um resumo do trabalho portuário espanhol, fazendo um histórico até os dias de hoje. Informou sobre como os trabalhadores portuários fazem seus treinamentos nos portos espanhóis e como o sistema foi criado, suas regulações e as diferenças entre os terminais portuários. Cada um possui um tratamento adequado, uma formação específica e por isso muitos obtiveram sucesso na Espanha.

A palestrante Ana finalizou a apresentação explicando sobre as certificações dos trabalhadores portuários na Espanha. Segundo ela, o Governo espanhol fez investimentos e convênios para efetivar os programas.

O presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, vigias portuários, Trabalhadores de bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades portuárias (FENCCOVIB), Mário Teixeira, representando também as demais Federações laborais (FNE e FNP) elogiou a iniciativa e disse ser muito interessante ter tido contato com a legislação espanhola e a forma de cursos do sistema.

Ao final, os palestrantes responderam perguntas dos internautas, que interagiram por chat.

A FENOP continuará a fazer debates sobre esse tema. O próximo Webinar já está marcado: será dia 14/8, com a exposição do modelo português.

Assessoria de Imprensa da FENOP
(61) 98191-8566