Presidente e vice da FENOP participam dos painéis do 1º dia do Brasil Export

Iniciou-se nesta quarta-feira (9/10) o Fórum Brasil Export, em Brasília. A FENOP é participante e patrocinadora do evento. Junto com o III Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH), mais de 350 participantes presenciais e centenas online participaram de diversos painéis importantes para o setor logístico, em especial, portuário brasileiro.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi o primeiro a ministrar sua palestra, cujo tema foi “O crescimento da economia do Brasil nos próximos anos”. O vice=presidente da FENOP, Manoel Ferreira, participou do painel.

Durante sua palestra, Paulo Guedes evidenciou o potencial do mercado brasileiro perante o mercado mundial. “O Brasil tem condições de ser uma economia de mercado de consumo de massa”, afirmou.  Em sua fala, destacou números positivos da economia brasileira durante a sua gestão como ministro: “68 milhões de brasileiros que protegemos durante a pandemia”.

O vice-presidente da FENOP, citou ao ministro os problemas na logística e preço final para o consumidor como barreiras ao maior desenvolvimento do setor portuário. Além disso, descreveu juros e impostos como dificultadores do crescimento. O ministro respondeu que abre o espaço para diálogo com os empresários. De acordo com as demandas, tomará as providências: “É da nossa conversa que sai isso”, afirmou.

Na sequência, o evento deu seguimento à apresentações de planos de desenvolvimento seccionais. Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.  Os palestrantes usaram o tempo para mostrar números de realizações dos últimos anos de trabalho e planos para o futuro, como é o caso apresentado pelos representantes regionais do Sul, que destacam a importância da implementação da Hidrovia Brasil-Uruguay.

O painel Norte, contou com o presidente da FENOP, Sérgio Aquino, que também é presidente do Conselho Norte Export. Ele deu ênfase ao compromisso selado com a ANTAQ e demais órgãos reguladores com a atenção ao Rio Amazonas. “A região não é mais importante apenas pelo atrativo logístico. Aquela região, ela é rica no aspecto logístico, no agronegócio e na potencialidade de parques industriais, relembrando o destaque que fez o ministro Paulo Guedes, com a redistribuição produtiva mundial.”

SOBRE O FÓRUM BRASIL EXPORT

O Brasil Export é o principal movimento do setor de logística e infraestrutura no Brasil. O evento conta com a participação dos principais players dos setores de logística, transporte e infraestrutura portuária, reúne autoridades e especialistas que elevam o debate sobre o desenvolvimento dos setores no País.