Presidente da FENOP participa de audiência pública na Câmara sobre modelo ferroviário do Porto de Santos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda-feira (27/9) audiência pública para discutir sobre o modelo ferroviário da malha interna do Porto de Santos.

Segundo a deputada Rosana Valle (PSB-SP), que propôs a audiência, o momento de debates é oportuno. “Estamos discutindo o processo de desestatização do porto e precisamos ter alternativas para a ferrovia da área portuária”.

Para o presidente da FENOP, Sérgio Aquino, as ferrovias são essenciais para a atividade portuária. “O Brasil tem uma matriz inadequada, o agronegócio depende muito do transporte ferroviário, nossa produção está localizada a longas distâncias dos portos e também precisamos viabilizar o produto de valor agregado através dos contêineres no transporte ferroviário”

Aquino finalizou afirmando a necessidade de se avaliar a o sistema ferroviário da baixada santista, de forma integral, e se ampliar o programa de investimentos, interna e externamente, à malha do Porto de Santos.

Além da FENOP participaram também: Diretor de Novas Outorgas de Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e representante do Ministério da Infraestrutura, Fábio Lavor; diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery Machado Filho; presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Conceição da Silva; diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral; diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas; gerente-geral de Relações Institucionais e Outras Ferrovias da MRS Logística, José Roberto Lourenço; e diretor de Regulatório e Institucional da Rumo, Guilherme Penin.

Com informações da Agência Câmara de Notícias