Gerente Executiva da FENOP faz palestra em live do Fórum Brasil Export

Maria Cristina Dutra é membro do Conselho Feminino Brasil Export

O Fórum Brasil Export, por meio do seu Conselho Feminino, promove a Semana da Mulher, discutindo importantes nuances do setor portuário, regulatório e institucional. Na quinta-feira (12/3), a Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP) foi uma das convidadas, com a palestra da Gerente Executiva da FENOP e componente do Conselho Feminino Brasil Export, Maria Cristina Dutra, que trouxe sua experiência dentro do segmento. O tema da live foi: “Movimento de Incentivo à inclusão da mulher e da equidade de gênero no setor de logística e de infraestrutura.”

Cristina trouxe um debate sobre a participação das mulheres trabalhadoras avulsas nos portos organizados que iniciou, segundo os dados, em Pernambuco, no ano de 1983, com o ingresso das primeiras representantes femininas na atividade de conferência de cargas. “Hoje não temos dados estatísticos para saber ao certo o quantitativo de mulheres/TPAs que trabalham no setor. Precisamos incentivar e motivar as mulheres a participar de todas as atividades, identificando, quantificando e as qualificando”, afirmou.

Cristina destacou que a FENOP é composta por mulheres em todo o seu setor administrativo e falou dos seus desafios pessoais de ser uma mulher negra. Ela atuou dentro da área portuária, tanto no setor privado, quanto no setor público, e disse enfrentar dificuldades diárias. No entanto, ressaltou que isso a move e a motiva para conquistar seu espaço.

O Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export contou com a participação de diversas entidades e faz as lives durante toda a semana em alusão ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.