A FENOP participou do Fórum Brasil Export nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF). A entidade montou um stand exclusivo para recepcionar convidados, amigos e equipe, que foi ponto de encontro para conversas, distribuição de material portuário e café. O presidente da FENOP, Sérgio Aquino, também presidente do Norte Export, participou da abertura no evento, no dia 8, e também foi um dos debatedores do Painel 2, sobre Desafios de um novo marco legal para o setor portuário, no dia 9. Junto com ele, debatedores como: Diretor da ABRATEC, Angelino Caputo, Presidente da ABTL, Carlos Kopttike, e o presidente da ATP, Mutillo Barbosa. A presidente da mesa foi a diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil e membro do CEPORTOS, Jacqueline Wendap.
Aquino falou sobre o relatório da CEPORTOS, que deve ser apresentado nos próximos dias. Ele destacou a importância de construir um texto coeso e moderno, que atenda o mercado, os trabalhadores e os empresários. “A FENOP defende todas as formas de trabalho portuário. Estamos vivendo a fase de maior diálogo portuário da história. E isso é muito positivo.”
O evento do Brasil Export foi a finalização da agenda 2024 e a divulgação dos eventos para 2025. Também proporcionou debates como: o ENAPH – Encontro Nacional das Autoridades Portuárias e Hidroviárias, em parceria com a ABEPH; o INFRAJUR, com debates das principais questões e desafios do setor jurídico no segmento portuário; e painéis ligados ao setor logístico de forma geral, com temas como concessões hidroviárias, desafios de hidrovias, futuro das operações portuárias, logística e mudanças climáticas nas operações, transporte ferroviário e novas regras de exploração de ferrovias e financiamentos e concessões de ativos de infraestrutura.
Assessoria de Imprensa FENOP
Michelle Araujo (61) 98191.8566
imprensa@fenop.org.br